Brancos de Curtimenta


Ultimamente tem-se falado muito de Vinhos Brancos de Curtimenta, e por isso muitos amigos e conhecidos me perguntam o que são "Brancos de Curtimenta"?
Na elaboração de vinhos tranquilos a uva é transformada em vinho através da fermentação do seu conteúdo. Se o vinho é produzido através do método de “bica aberta”, a fermentação é realizada com uvas sem pele e levemente esmagadas. Este método é utilizado no vinho branco e no vinho rosé produzido através do método branco. Por outro lado, se é importante conservar os pigmentos e taninos das uvas, o vinho é produzido através de curtimenta (método comum nos tintos e rosés elaborados através do método tinto).
Mas isto, é normalmente, pois os vinhos brancos feitos à moda antiga eram também Brancos de Curtimenta.
De forma detalhada, o método tradicional de curtimenta consiste em fermentar as uvas sem separação da parte sólida.
É o método de sempre de vinificação dos vinhos tintos, muito raramente utilizado na vinificação dos vinhos brancos, onde actualmente se procura na esmagadora maioria dos casos reduzir o mais possível o tempo de contacto entre mosto e películas.
Usando o processo de curtimenta para produzir os brancos, obtém-se um vinho branco com mais cor e mais tanino, num conjunto ao mesmo tempo austero e elegante, com um potencial de envelhecimento superior.
São vinhos muito versáteis que acompanham bem peixe, marisco, carne e queijo.
Para quem quiser perceber um pouco mais sobre o tema, a Charming House Marquês e Charming House Cedofeita, no Porto, vai realizar uma Prova Cega Brancos de Curtimenta no próxima sábado dia 20 de Maio.
Fica aqui o link para mais informação sobre o evento.