BAJARDÃO RESERVA BRANCO DOURO DOC 2013
“BAJARDÃO RESERVA BRANCO DOURO DOC 2013”, um Reserva Branco único, proveniente de uma das zonas mais nobres do DOURO: Sabrosa, nas margens do Rio Pinhão.
A uva que foi seleccionada para produzir este vinho, fermentou “sur-lies”, com batonage, e estagiou em barricas novas de Carvalho Francês, durante 12 meses.
Depois estagiou em garrafa por mais 12 meses, antes de começar a ser comercializado.
A lógica deste vinho, segue um ditado que caiu em desuso, mas que para Rui Pinto Reis (o produtor), é um fio condutor para a realização deste vinho: “Antes sê-lo do que parecê-lo”!
Para ele o vinho não tem de seguir os cânones do habitual, não tem de ter o rótulo que o consumidor quer ver, não tem de ter o nome sonante que o socialmente correcto quer ouvir.
O vinho, por ser vinho e não um invólucro desenhado por uma qualquer agência de comunicação, basta-lhe ser bom.
A sua inigualável magia reside na simplicidade com que o conseguimos definir.
Por isso, gerou um nome, o mais repulsivo que se lembrou, criou o rótulo mais disruptivo que podia, juntou Viozinho, Rabigato, Gouveio, Malvasia Fina e Moscatel por serem castas brancas nobres do Douro e em particular as que mais lhe agradavam na selecção efectuada, e criou um vinho único.
De aspecto límpido mas estruturado, cor palha alaranjada, com reflexos dourados, aroma complexo e intenso, notas florais expressivas e tosta equilibrada, resultante do estágio em madeira, muito mineral e fresco. A sua boa estrutura e final de boca longo, complementam-se com a excelente acidez, paladar intenso, harmonioso e equilibrado.
É um vinho que está a envelhecer de forma notável, e está num ponto notável da sua evolução, a fazer lembrar outros brancos daquela zona, hoje mais difíceis de encontrar.
![]() |