Harmonização Sushi/Vinho: Explosão de Sabores e Aromas

A cozinha japonesa, e particularmente o "sushi" e o "sashimi", estão cada vez mais na moda em Portugal, e num país em que o vinho é tradição às mesas, é importante procurar combinações de harmonização dos nossos vinhos, com esta comida tão singular e delicada. 
A diversidade da culinária japonesa e seus temperos podem assustar para a harmonização com vinho: vinagre de arroz, wasabi, gengibre, etc, são ingredientes que têm de facto sabores e característicos que dificultam a harmonização.
A utilização de produtos muito leves como peixes e vegetais, também pode dificultar a escolha do vinho ideal, bem como a gordura do peixe pode acabar por se tornar cansativa, e tem que ser complementada com vinhos com maior acidez que ajudem a compensar e a limpar o palato, 
É que o Sushi, hoje em dia, é muito um Sushi de Fusão, e usa atum, salmão, pepino, manga, com o arroz por fora e por vezes sésamo branco ou preto, de fusão, com queijo creme, cebolinho, ou ainda com mozzarella di bufala, tomate seco, rúcula selvagem ou mesmo com salmão grelhado por dentro, ou braseado por fora...
Por isso as nossas recomendações são:

VALADOS DE MELGAÇO RESERVA
Este Alvarinho Valados de Melgaço Reserva é um vinho aromático, com toque de funcho no fruto cítrico intenso, notas florais leves e elegantes. É um vinho muito elegante e equilibrado, com textura suave e intenso de prova, cheio de estrutura e mineralidade.
A sua fruta branca e citrinos suaves, com boa acidez e final longo, entra no "sashimi" com um grande contraste com o "wasabi", limpando e complementando estes sabores "explosivos".
Na boca, a sua acidez e complexidade alia-se a um bom volume, que é perfeito também para "nigiris", e liga na perfeição com qualquer peixe gordo que seja utilizado em Sushi.

MONTE DA RABEJA
Este Monte da Rabeja é um achado com uma excelente relação qualidade/preço, nos vinhos brancos da região de transição entre a Região dos Vinhos Verdes e o Douro.
Este vinho tem aroma frutado intenso, notas florais, na boca é muito mineral e fresco, com um fizz quase imperceptível. É agradável no palato com boca longa, boa acidez, típico da região. Combina muito bem com entradas (sushi roll) e peixe quer em Sashimi, quer em Sushi.
É um vinho que pela sua simplicidade, elegância, fruta e acidez, harmoniza maravilhosamente bem das preparações mais simples, às mais complexas de Sashimi a Sushi.

QUINTA DA DEVESA ROSÉ
Este Rosé da Quinta da Devesa é um vinho com aromas de frutos vermelhos e silvestres, e apesar de dar ideia que será um Rosé com alguma doçura de boca, é de facto no palato que encanta.
É um Rosé feito a partir de Touriga Nacional muito vegetal, trazendo por isso ao palato um sabor extremamente equilibrado entra a fruta e uma acidez ampla, e um final longo, que combina na perfeição com todas as peças de Sushi de Fusão.
A sua fruta vermelha muito madura, a lembrar morangos e framboesas, em conjunto com a mineralidade vegetal proveniente da Touriga, harmoniza na perfeição nos sabores tostados e doces das peças de sushi que combinem peixe com sabores agridoces, estilo os Califórnia, os Filadélfia, e os que combinam frutas como manga com pepino, já que a sua suavidade e delicadeza entra no sabor amargo/picante e consegue combinar no palato com grande harmonia.

ASTORIA YU SUSHI SPARKLING
Este espumante da Astoria (produtor de alguns dos melhores Prossecos) de vinhedos das colinas de Treviso, feito a partir de uvas brancas típicas da região (como a Glera), é um espumante de efervescência muito elegante e persistente. Mostra um nariz muito elegante, com boa fruta branca, citrinos, de grande complexidade. A sua elegante mousse de nariz doce e boca com forte acidez, e secura agradável e equilibrada, limpa o palato das texturas mais gordas das algas, numa combinação de grande harmonia. Perfeito com "nigiris" complementando a doçura avinagrada do arroz e mostrando um excelente desempenho no confronto com os sabores fortes dos peixes.