Mundo cada vez mais rendido ao vinho português
Sexta-Feira, 31 Janeiro de 2014

Em 2013, o vinho português não só chegou aos quatro cantos do mundo como reforçou a sua presença em mercados em que este produto nacional ganha uma relevância cada vez maior. Da Europa chegam números animadores de países como França, Alemanha e Bélgica enquanto fora do “Velho Continente”, Angola, Estados Unidos da América, Canadá e China já não prescindem do nosso vinho.
O vinho português continua a ganhar adeptos por todo o mundo e a prova disso é que as vendas do “néctar português” para fora da Europa apresentam desempenhos cada vez mais interessantes. O ano de 2013 não foi exceção, como mostram os números do Instituto Nacional de Estatística. No período compreendido entre Janeiro e Novembro de 2013, Portugal vendeu 669 milhões de euros de vinho nacional, um crescimento de 23 milhões de euros (o que representa uma subida de 3,5 por cento face ao mesmo período de 2012) que evidencia que as empresas portuguesas exportadoras deste produto nacional tão apreciado continuam a trabalhar bem e conhecem cada vez melhor o mercado internacional.
Apesar da recessão económica que tem assolado a Europa nos últimos cinco anos, o vinho português está em crescimento nas vendas para os países europeus. Em 2013, Portugal teve um bom desempenho nas vendas internacionais no continente europeu, ao crescer 6,8 milhões de euros, mais 1,8 por cento do que em 2012.
As importações de vinho português na Europa continuam a ser lideradas pela França que é o único país mundial que supera a cifra dos 100 milhões de euros na compra de vinho nacional. Em 2013, os franceses mantiveram uma boa dinâmica exportadora e cresceram 1,3 milhões de euros (1,2 por cento) entre 2012 e 2013 para valores de 103,6 milhões de euros. Reino Unido, com compras de 66,2 milhões de euros em vinho português e os Países Baixos, com importações de 44,2 milhões de euros no ano passado, continuam a integrar a lista dos cinco países da Europa que mais vinho compram a Portugal, apesar de não terem registado incremento nas compras deste produto português em 2013. Em 2013, a Bélgica foi o quarto país que mais vinho português importou dentro do espaço europeu, ao comprar 43,5 milhões de euros, mais 600 mil euros do que em igual período de 2012. Neste ‘Top 5’ dos países mais apreciadores de vinho português dentro do espaço europeu, a Alemanha foi o país que teve o maior crescimento percentual nas importações de vinho português. Em 2013, os alemães compraram 37,1 milhões de euros em vinho nacional, uma subida de 1,4 milhões de euros face a 2012 e um incremento percentual de 4 por cento.
No entanto, os resultados mais surpreendentes no que concerne à compra de vinho português por países europeus vieram de países que ainda estão longe de integrar a lista dos que mais compram vinho a Portugal mas que apresentam resultados surpreendentes, fruto de um maior reconhecimento da inegável qualidade dos vinhos portugueses em países nórdicos e do centro e leste europeu. A Suíça, com compras de vinho português em 2013 que totalizaram 21,8 milhões de euros, registou um crescimento de 1,5 milhões de euros face a 2012, um crescimento de 7,3 por cento.
A Dinamarca, país onde vinho ganha cada vez mais adeptos, mostra uma crescente apetência pelos vinhos portugueses. Em 2013, os dinamarqueses importaram mais 1,4 milhões de euros em vinho português do que em 2012, num total de 10,3 milhões de euros, ou seja, mais 15,7 por cento. No entanto, é da Polónia que vem o resultado mais surpreendente no que concerne à venda de vinhos portugueses para países europeus em 2013. O ano passado, os polacos compraram 13,4 milhões de euros de vinho português, mais 3 milhões de euros do que em 2012, um incremento de 28 por cento que deve continuar a conhecer crescimento nos próximos anos.Se na Europa a tendência para os próximos anos é de crescimento, no que diz respeito às exportações de vinho português, fora do espaço europeu, já não há dúvidas: o mundo está rendido ao nosso vinho e denota uma cada vez maior curiosidade face a este produto que se tornou um símbolo do nosso país.
Em 2013, Portugal vendeu para fora da Europa 292,7 milhões de euros, mais 16,8 milhões de euros do que em 2012, num crescimento notório de 6 por cento. Entre os cinco países que mais vinho português compram fora da Europa, quatro registaram crescimento nestas compras, um incremento médio percentual de 9,1 por cento.
Sem surpresas, Angola continua a ser o país fora da Europa que mais vinho português compra. Os números do INE referentes a 2013 revelam que os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOP - importaram no seu conjunto 103,7 milhões de euros deste produto português, com um crescimento de 5,9 por cento face a 2012. Desses 103,7 milhões de euros, Angola é responsável pela compra de 87,7 milhões de euros, tendo crescido em 6,4 milhões de euros na importação de vinho nacional, um incremento de 7,9 por cento. Uma das boas notícias que se pode retirar destes números provisórios do INE (uma vez que ainda não são conhecidos os dados totais de 2013) é que os Estados Unidos da América voltaram a crescer consideravelmente na compra dos nossos vinhos: em 2013, os Estados Unidos adquiriram 52,4 milhões de euros em vinho nacional, mais 5,8 milhões de euros do que em 2012, um incremento de 12,4 por cento. O Canadá, como terceiro país que mais compra e consome vinho português fora da Europa, continua a apresentar crescimentos robustos ano após ano: em 2013, adquiriu 36,6 milhões de euros em vinho português, uma subida de 2 milhões de euros e um incremento percentual de 2 milhões de euros neste período face a igual período de 2012.

Entre os países não europeus que ainda não integram os cinco maiores consumidores de vinho português fora da Europa também é possível encontrar agradáveis surpresas nos números do INE referentes ao período de Janeiro e Novembro de 2013. A Rússia já comprou 2,1 milhões de euros em vinho nacional em 2013, mais 300 mil euros do que em 2012 (mais 16,6 por cento), enquanto Hong Kong acompanha os russos neste números, tanto em compras, como em crescimento. Com 2,6 milhões de euros gastos em vinho português em 2013, a Austrália pode não se destacar de forma notória entre os maiores compradores de vinho português, mas o crescimento de 700 mil euros em comparação com 2012, faz deste continente aquele que mais cresceu em termos percentuais entre 2012 e 2013 ao nível mundial: 37 por cento.
Desta forma, e como provam os números, o vinho português chegou mesmo aos quatro cantos do mundo em 2013.