VENDAS DE VINHOS DO PORTO E DO DOURO CRESCERAM EM 2012


Boas notícias para a região do Douro:
http://www.ivdp.pt/pagina.asp?content=noticia&cod=540


A pouco menos de um mês do final do ano, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) já apurou os dados e, em termos de expedições/exportações, os resultados relativos a 2012 apresentam um cenário positivo do comportamento do setor.

O Vinho do Porto - com quase 8 milhões de caixas, num total de 95,9 milhões de garrafas, deu-se um aumento de 0,1% em relação a 2011. O volume de negócios também subiu para 308,7 milhões de euros, equivalentes a um crescimento de 1,0% e a uma subida de 0,9% no preço médio. Para o DOC Douro – um milhão de caixas (12,3 milhões de garrafas), num acréscimo de 7,6% em comparação com 2011, e 37,1 milhões de euros, representando um aumento de 9,0% no volume de negócios e um crescimento de 1,4% no preço médio.

"Num ano em que se acentuou o cenário negativo em termos económicos, não só em Portugal, mas nos nossos principais mercados, considero muito positivo termos conseguido manter o nível de vendas dos vinhos da Região Demarcada do Douro e, em particular, do vinho do Porto. Trata-se de um feito dos agentes económicos, sendo ainda de realçar o crescimento do preço médio", refere o Presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral.